Caraterização
A população escolar matriculada no início do ano letivo 2023-2026 está distribuída pelas diferentes valências.
Sempre que pertinente, são realizados estudos por turma, tendo em vista uma caraterização dos alunos e respetivas famílias, com base nos seguintes dados:
- Número de alunos, idades e género;
- Local de residência, tempo de deslocação e meio de transporte utilizado;
- Pessoas com quem vive, habilitações do agregado familiar;
- Rendimento escolar, Necessidades Educativas Especiais, Apoios Educativos;
- Interesses extraescolares, perspetivas de futuro;
- Ocupação dos tempos livres, hábitos alimentares, cuidados de saúde.
Pessoal Docente
No ano letivo de 2023/2024, o Colégio do Mem Martins dispõe de cerca de 31 docentes, distribuídos pelos diferentes níveis de ensino, dos quais 19 são vinculados.
Pessoal Não Docente
O Colégio dispõe de 19 funcionários distribuídos pelas funções administrativas, auxiliares de ação educativa, cozinheiros, empregados de limpeza e rececionista
Encarregados de Educação
O contato entre a Escola e a família é privilegiado através dos Educadores/Professores na Infantil e 1.o Ciclo e dos Diretores de Turma nos 2.o e 3.o ciclos. As Educadoras/Professores Titulares e Diretores de Turma atendem os Encarregados de Educação, sempre que lhes seja solicitado ou quando entendam necessário. O Colégio considera insubstituível o contato direto, não obstante os pais poderem ainda contactar com os Educadores/Professores e/ou Diretores de Turma através de email, da caderneta do aluno ou por telefone.
A Direção atende individualmente todos os Encarregados de Educação que solicitarem reunião, mediante marcação prévia junto dos serviços administrativos.
Do Plano Anual constam três reuniões gerais de pais: a semana em que se inicia o ano letivo e mais dois reuniões intercalares, sensivelmente a meio de cada semestre.
Os Encarregados de Educação têm ainda ao seu dispor o Gabinete Psicopedagógico. O atendimento aos Encarregados de Educação realiza-se mediante marcação prévia junto dos serviços administrativos.
Formação à comunidade educativa
Existe uma constante preocupação com a formação de professores e de pessoal não docente. A Escola pretende dar resposta, através da formação, às necessidades da própria Escola, estimulando a partilha de experiências que contribuam para a valorização profissional dos seus membros.
Por outro lado, será privilegiada a formação contínua de trabalho, de acordo com as necessidades de atualização sentidas pelos professores e demais pessoal não docente da Escola, contribuindo para a melhoria do desempenho.