No mês de novembro as Girafas receberam a visita de um amigo do 3.º ano, o Filipe Marques, que nos contou a história do Monstrinho das Cores. A partir desse dia, os frascos e a maioria das brincadeiras eram sobre monstrinhos de cores e também como se sentiam.
Num dos dias seguintes, surgiram cinco frascos de vidro vazios, em cima da mesa. Algumas crianças começaram logo a dizer que eram os frascos dos monstrinhos das cores, mas que não tinham cor. A educadora Maria aproveitou para questioná-las “O que podíamos fazer para os frascos serem como os da história?”. E as respostas foram: “podemos pôr tintas”, “vamos pintar”, “podemos pôr coisas lá dentro”, “metemos água de cor”, “pintamos com pincéis.”. E assim fizemos, com a ajuda de algumas crianças, colocámos água, juntámos a tinta e mexemos com uma colher. Depois de estarem os cinco frascos prontos, uma das crianças disse que faltava uma cor, a cor-de-rosa. Surgiu mais um desafio! “E se fossemos à sala do nosso amigo Filipe mostrar os nossos frascos e perguntar qual a cor que nos falta?” O entusiasmo era tal, que queriam todos agarrar nos frascos e já estavam prontos para sair da sala e ir até à sala do 3.º ano. Como só tinham cinco frascos, formaram pequenos grupos. Cada grupo mostrava o frasco e dizia a emoção correspondente. Quando foi para questionar o 3.º ano sobre qual o frasco que nos faltava, as Girafas não aguentaram e responderam rapidamente:

“Cor-de-rosa, a cor da Amizade e do Amor”.

Terminaram a partilha agradecendo ao Filipe por ter contado a história do Monstrinho das Cores e concluindo:

DEVEMOS SER BONS AMIGOS, NÃO DEVEMOS BATER UNS NOS OUTROS, NEM DEVEMOS DEIXAR NINGUÉM SOZINHO.

O tema das emoções continua a ser muito falado em sala e se o interesse persistir as girafas vão “partilhar” os frascos mágicos a mais salas do Colégio.
Sala das Girafas

[learn_press_profile]