Um dia passado na companhia dos pais
No passado dia 19 de março os pais vieram à escola. Foi um dia diferente e muito divertido. Os mais pequenos vão certamente guardar as memórias deste dia bem perto do seu coração.A origem
O Dia do Pai é comemorado um pouco por todo o mundo, embora em diferentes datas. Tudo começou há mais de 4 mil anos, muito possivelmente na Babilónia, capital da antiga Suméria e Acádia no sul da Mesopotânia. Um rapaz de nome Elmesu pegou em argila e começou a moldar o que se pensa ter sido o primeiro cartão alusivo ao Dia do Pai. A sua intenção seria desejar uma vida duradoura e rica em saúde a seu pai, o famoso rei babilónico Nabucodonosor. Os anos foram passando e as ofertas de filhos generosos foram-se multiplicando. Até que em 1972 o também famoso presidente norte americano Richard Nixon decidiu oficializar, nos Estados Unidos da América, o “Father’s Day” – Dia do Pai. Em Portugal é tradição comemorar o Dia do Pai a 19 de março de cada ano. O Brasil não estipulou uma data fixa e optou por comemorar no segundo domingo de agosto. Por sua vez os Estados Unidos e a Inglaterra felicitam os pais no terceiro domingo de junho. Portugal seguiu assim a tradição da maioria dos paises de origem cristã. Na Europa ocidental o Dia do Pai coincide com as comemorações do Dia de São José, pai de Jesus.O Dia do Pai no Colégio Reggio Emilia – A Preparação
Com o intuito de proporcionar a todos os pais um dia alegre na companhia dos seus filhos, o Colégio Reggio Emilia começou muito cedo a planear as comemorações do dia 19 de março de 2018. O objetivo era surpreender os pais para que se divertissem com os seus filhos em momentos de partilha e muita alegria. O trabalho começou a surgir no início de fevereiro, data em que professores, auxiliares e alunos iniciaram a preparação dos presentes.As prendas dos pais do 3º ciclo!
A sala dos professores mais parecia uma carpintaria. Por toda a escola se ouvia a “música” dos martelos. Nesta fase, a “maestra” era a Professora Elisabete que, com a ajuda de Professores e Auxiliares, preparava as prendas para os pais dos alunos do segundo e do terceiro ciclos. O colégio parecia uma orquestra bem afinada com o Dia do Pai no horizonte. Alguns trabalhos realizados pelos alunos do 2.º e 3.º CEBOs pais chegaram durante a tarde
Quando os pais chegaram ao Colégio Reggio Emilia já todos se preparavam para a festa. Os alunos do Jardim de Infância dividiram os pais pelas suas salas. Por sua vez, os alunos do Primeiro Ciclo levaram os pais para o Ginásio. O desafio estava prestes a começar.Os pais no Jardim de Infância:
Patinhos
Na Sala dos Patinhos, os pais foram surpreendidos por uma cortina branca. A luz estava apagada, a sala estava escura e os pais questionavam-se sobre o que iria acontecer. De repente surgiu uma estranha luz branca. O Lobo entrou na sala através de sombras chinesas. Pelo caminho encontrou a Capuchinho que se tinha posto a caminho para levar comida à Avozinha. Mas este não era o tão temido “Lobo Mau”. Os pais conheceram o “Lobo Bom”, um lobo muito preocupado com o ambiente, com a saúde da floresta e de todos os animais. Ao encontrar a Capuchinho, o Lobo contou-lhe que a Avozinha andava a poluir a floresta. O Lobo e a Capuchinho caminharam juntos pela floresta e enquanto descobriam o que a Avozinha andava a fazer decidiram que a tinham de ensinar a reciclar. No final pais e alunos da sala dos Patinhos cantaram uma canção.Girafas
A Sala das Girafas também quis surpreender os pais. Antes de os pais chegarem cada um contou aos colegas qual era para eles o objeto mais importante para o seu pai. Foi um momento muito divertido que as girafas passaram no tapete. Houve alunos que disseram que os pais gostavam muito de chinelos. Num canto do tapete alguém gritou: – O meu pai usa um pente. De seguida alguém disse: – O meu usa luvas. E quando um aluno falou na bicicleta do pai houve um que se lembrou da bomba para encher os pneus. Estes objetos foram depois a base da atividade na Sala das Girafas. Pais e alunos encontraram-se na sala e juntos decoraram o objeto escolhido por cada aluno da sala. Para tal utilizaram materiais de desgaste. Com os objetos bem decorados o grupo juntou-se com o intuito de construírem um “Pai Gigante”. Foi uma atividade muito divertida!Dragões
Quando os Pais chegaram à Sala dos Dragões não faziam ideia do que os esperava. Rapidamente foram separados em três equipas. O objetivo parecia ser de fácil concretização: realizar pequenas tarefas de 1 minuto: 1 – Criar um nome para a equipa; 2 – Criar um grito para a equipa; 3 – Cantar uma canção; 4 – Fazer uma torre com os sapatos; 5 – Vestir um elemento da equipa com o maior número de peças de roupa. Tudo isto podia ter sido muito fácil, contudo a música estava bastante alta e a comunicação entre pais e alunos ficou muito mais difícil.Os pais no 1º ciclo
Os alunos do Primeiro Ciclo levaram os pais para o Ginásio. Cada aluno foi depois preso ao seu pai com fita cola. Sem se soltarem, pais e alunos tinham que apanhar as bolas que voavam pelo ginásio e colocá-las dentro do saco da professora da sua sala. A turma com mais bolas ganharia o jogo. Porém, não foi possível contabilizar e determinar a equipa vencedora. Quando os sacos estavam cheios, pais, alunos e professores começaram a atirar as bolas ao Professor Jorge, inviabilizando a contagem das bolas. O Professor Jorge ainda teve que fugir! A festa terminou com um pequeno lanche. O Jardim de Infância reuniu-se na praça. Por sua vez, os pais dos alunos do Primeiro Ciclo foram surpreendidos na Sala do Segundo Ano. À sua espera estavam alguns bolos feitos pelas mães dos alunos. Antes de lancharem, os pais dos alunos do Primeiro Ciclo ainda tiveram que encontrar o seu retrato. Foi muito bom, mas para o ano há mais 🙂[learn_press_profile]