Abordagem Reggio Emilia – perspetiva histórica

O Colégio Reggio Emilia utiliza como método de ensino a abordagem desenvolvida pelo pedagogo Loris Malaguzzi, em Itália. Trata-se de uma forma de aprender diferente que surge no período pós segunda guerra mundial. Esta foi uma época que ditou uma pesada derrota para o exército italiano. Mas se com o perder da guerra se esperava uma atitude derrotista por parte do povo italiano, a história acabou por nos contar uma realidade bastante diferente. A reconstrução do pós guerra estendeu-se não apenas aos edifícios, mas a todas as áreas da sociedade italiana, incluindo o próprio sistema de ensino. Decorria o ano de 1945 quando, em Villa Cella, um lugar na periferia da cidade de Reggio Emilia, a comunidade Scouola Comunale del Infanzia – XXV Aprile, iniciava a construção da primeira escola. Com caminho aberto para os primeiros passos  da abordagem Reggio Emilia, Loris Malaguzzi decidiu juntar-se à iniciativa. Mais tarde, após se formar como psicólogo em Roma, Mallaguzzi foi um dos principais motores do movimento que implementou uma rede de creches e escolas em Reggio Emilia.  A primeira escola foi fundada em 1963. Foi com base na metodologia de Loris Malaguzzi que o Colégio Reggio Emilia, em Mem Martins, construiu o seu modelo pedagógico. Este dita que a construção do conhecimento seja feita pela ação do sujeito, proporcionando uma aprendizagem baseada nas experiências de cada aluno. Este surge como protagonista de uma história contada na primeira pessoa, onde cada capítulo leva à criação da própria individualidade.    

Um desafio para cada aluno

O projeto desenvolvido pela turma do primeiro ano é um exemplo da abordagem Reggio Emilia no Colégio. Partindo dos interesses de cada aluno durante a disciplina de Estudo do Meio (conhecer o seu meio) nasceu um novo desafio: trabalhar a escola em parceria com alunos de outro colégio/escola. Num primeiro momento, os alunos tiveram que contactar outro estabelecimento de ensino para estabelecer essa parceria. O escolhido foi o Externato Santa Catarina, na Cruz Quebrada (Oeiras). O trabalho sobre a escola foi o segundo desafio do projeto. Este procurou evidenciar a criatividade e individualidade de cada aluno com a construção de pequenas maquetes. No final, a apresentação concretizou-se através de videochamada, com a apresentação dos trabalhos aos alunos do Externato Santa Catarina. Durante a apresentação os alunos conversaram e apresentaram as respetivas escolas.  
Um trabalho desenvolvido pela professora do primeiro ano, Tânia Lopes, que contou com a ajuda da professora e ateleirista do do Colégio Reggio Emilia, Elisabete Freire.
  É com base nesta metodologia que o Colégio Reggio Emilia se apresenta à comunidade local. Trata-se da oferta de um sistema de ensino inovador onde cada aluno conta a sua história. O princípio básico é a utilização da arte como ferramenta para a construção do processo de conhecimento.
Flávio Martins

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