Manifesto
– Somos uma escola inspirada na Abordagem Reggio Emilia que coloca a criança como objetivo primeiro da sua prática pedagógica. Acreditamos que uma criança motivada é uma criança que aprende e que a felicidade é parte essencial para a sua realização e sucesso.
– A nossa imagem de criança é assente na criança capaz e competente. Por isso, entendemos os nossos alunos como corresponsáveis, conscientes e ativos, e não apenas como espectadores. Entendemo-los como aprendizes de matérias, mas sempre numa dimensão cívica e social como cidadãos, unindo, sempre que possível, estas duas dimensões.
– Todos os dias procuramos criar percursos de aprendizagem que partem da curiosidade e incentivam a ação, dando espaço, tempo e recursos para que cada criança se possa desenvolver no âmbito do seu SER e SABER.
– Acreditamos que a aprendizagem mora nos processos e que os resultados são consequências e validações que impulsionam novos processos e novas aprendizagens.
– Somos uma escola que valoriza o pensamento e o sentido crítico. Acreditamos que a reflexão é fundamental para a construção do conhecimento. Valorizamos os processos criativos e a capacidade de resolver problemas. Orientamo-nos por uma INTENCIONALIDADE que olha para a criança como parte integrante e importante de uma sociedade e de uma comunidade.
– Aqui o erro faz parte do caminho. Defendemos que o erro permite a reflexão, permite a correção, permite avançar. O erro é valorizado como parte do processo, da contínua tentativa, da constante busca por ser mais e melhor, sendo um elemento essencial aos processos criativos, à autoconfiança e à capacidade de lidar com o novo.
– Somos uma escola que acredita no RESPEITO como valor basilar da sua existência e por isso promovemos o diálogo e consideramos as nossas diferenças forças.
– Defendemos que a aprendizagem se faz sempre! Aprendemos brincando, aprendemos na sala de aula, aprendemos na hora da refeição, aprendemos quando convivemos, aprendemos quando não fazemos nada, aprendemos relacionando-nos com os outros e com o meio que nos rodeia. Todos os momentos são momentos de aprendizagem: formal ou informal; implícita ou explícita; académica, social ou emocional.
– Entendemos o currículo como um contexto para trabalhar as competências a todos os níveis e por isso trabalhamos para que o sucesso seja não só académico e individual, mas também social e emocional.
– Acreditamos numa escola para além de conteúdos. Acreditamos numa escola em que tudo (pessoas, eventos, espaços, etc..) são educadores. Acreditamos no valor e no papel fundamental do professor, do brincar e dos processos de investigação e em que todos crescemos, evoluímos e nos renovamos.