Visita da ilustradora “Bolota” ao Colégio Reggio Emilia

A brincar também se aprende!

  Os alunos das salas dos Dragões, Rosa Parks e Eleanor Roosevelt estiveram a brincar com os sons das vogais. Uma manhã bem passada na companhia da “Bolota”, a divertida ilustradora do livro Brincar com os Sons das Vogais de Alice Cardoso.   Apesar de estarem muito curiosos, os alunos do Colégio Reggio Emilia dirigiram-se calmamente para o ginásio. Lá dentro esperava-os uma experiência diferente e a “Bolota” já estava à espera de todos. A pergunta que se impunha saltou logo nos primeiros momentos da conversa:  

– Porque te chamas Bolota? – Questionou um dos alunos do primeiro ciclo.

  A ilustradora não perdeu tempo e começou a desenhar uma história que remontava à sua infância. Nesse tempo, enquanto brincava debaixo de um carvalho, sentiu algo estranho a bater-lhe na cabeça. Com alguma revolta pensou que os pássaros lhe tinham atirado com alguma coisa. Qual não foi o seu espanto quando descobriu o que realmente tinha acontecido. Aquele carvalho estava cheio de bolotas que decoravam de uma forma mágica o chão que o rodeava. Havia bolotas gordas, magrinhas, curtas, compridas, com um grande chapéu e até bolotas carecas. Para além dos diferentes formatos, as bolotas tinham diferentes cores, umas eram mais verdes, outras mais castanhas, algumas em tons de amarelo e umas quantas entre o laranja e o vermelho.     Os alunos ficaram de olhos esbugalhados enquanto a ilustradora Bolota desenhava. Chegou a ser difícil conter a vontade de colocar uma e outra pergunta, de se levantarem, de pegarem nos lápis e começarem a desenhar com a Bolota. Uma vontade que ficou guardada para depois da apresentação com a promessa de puderem desenhar numa das páginas do livro que iam receber.    

Os sons das vogais!

Apresentações feitas, perguntas esclarecidas, os alunos estavam prontos para conhecer o som das palavras. Para isso a Bolota contou a história de Alice Cardoso, uma escritora que lhe ligou com uma ideia diferente, ilustrar o seu livro: Brincar com o Som das Palavras. E assim começou mais uma descoberta em pleno ginásio do Colégio Reggio Emilia, com os alunos do segundo ano a ajudarem a Bolota a ler o Power Point. Demonstraram que já estão crescidos e que, para além de bons ajudantes, são também bons leitores. Um a um descobriram os catorze sons das vogais. Se os nove sons orais são divertidos, os cinco sons nasais provocaram largas gargalhadas nos Dragões e nos alunos da sala do primeiro ano. Enquanto brincavam com as vogais os alunos desenvolviam o gosto pela leitura. No final era visível a alegria de todos. Foi uma atividade que terminou com alguns alunos do primeiro ano a cantar com o livro na mão!     Foi, sem dúvida,mais uma atividade enriquecedora proporcionada pelo Colégio Reggio Emilia. Não podemos esquecer que, com este livro, o processo de aprendizagem da linguagem pode ser feito de uma forma lúdica através de jogos estimulantes e de textos muito divertidos.  

Flávio Martins

[learn_press_profile]