Uma mãe da sala das Girafas ofereceu vários vasos para explorarmos na sala. Então, em grupo, as Girafas decidiram semear algo e sugeriram flores ou feijões. Uma professora que tinha conhecimento do projeto ofereceu-nos feijões e assim ficou decidido que desta vez seriam semeados feijões e se possível na primavera as flores. Cada criança decorou um vaso a seu gosto com pinturas/colagens, encheu-o de terra e semeou dois feijões. Quando todos os vasos estavam prontos e após dialogarmos sobre os cuidados a ter com as plantas, cada Girafa levou o seu vaso para casa e ficou responsável por cuidar do mesmo. Após algumas semanas os feijões começaram a nascer e a crescer rapidamente. Parecem “feijões mágicos”, dizem as pequenas Girafas!

A origem do feijão

O feijão é uma leguminosa com origem no antigo Egipto frequente encontrado dentro dos túmulos dos faraós. O feijão pertence à mesma família que as ervilhas e as favas no entanto são semeados em alturas diferentes e requerem cuidados diferentes.

Semear Feijão

O feijão pode ser semeado entre Março e Junho para aproveitar os meses de calor e evitar que a colheita ocorra durante os meses frios. O feijão prefere tempo quente e seco na primeira fase de germinação. A sabedoria popular diz “Deita-me ao pó e de mim não tenhas dó” e de facto não se deve regar o feijão até ter germinado para evitar que apodreça. Semeia-se em regos com um palmo mal medido de distancia entre cada feijão a cerca de dois dedos de profundidade. Educadora Cris Jerónimo Fonte: http://boletimagrario.blogspot.com/2014/05/semear-feijao.html

[learn_press_profile]